sexta-feira, dezembro 15, 2006

Premio Pessoa

no Público

Fundador da empresa YDreams
Prémio Pessoa 2006 atribuído a António Câmara
15.12.2006 - 12h49 Lusa


O Prémio Pessoa 2006 foi atribuído ao professor António Câmara, fundador da empresa de novas tecnologias YDreams, anunciou hoje o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão.

O prémio, no valor de 50 mil euros, foi atribuído a António Câmara por se tratar de "uma das figuras mais representativas de uma nova área de conhecimento aplicado, incluindo as tecnologias da informação e realidade virtual, que tem tido, nos últimos anos, uma expansão notável no nosso país", justificou o júri.

"A sua repercussão em campos tão diversos como a biomedicina, as telecomunicações, a ecologia, o planeamento urbano ou até o simples quotidiano das pessoas, constitui uma verdadeira revolução", acrescentou o júri.

António Câmara, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, disse ter ficado surpreendido com a distinção, que considerou "uma grande honra". "Foi uma surpresa total. O meu perfil de professor/empresário não era semelhante nem parecido com o dos anteriores vencedores do prémio".